sábado, 30 de junho de 2012

Informativo Cléofas - 29 de Junho de 2012


Informativo Cléofas - 29 de Junho de 2012


O que é o Credo?
No encerramento do "Ano da Fé" (30/6/67 a 30/6/68), em comemoração dos 1900 anos dos martírios de São Pedro e São Paulo, o Papa Paulo VI quis oferecer à Igreja a sua "Profissão de Fé", que se chamou o "Credo do Povo de Deus".
Muitas razões tornaram este Credo de Paulo VI de grande importância para a Igreja, sendo muito utilizado e citado nos documentos posteriores da Igreja.
Desde o início de sua vida apostólica, a Igreja elaborou o que passou a ser chamado de "Símbolo dos Apóstolos", assim chamado por ser o resumo fiel da fé dos Apóstolos; foi uma maneira simples e eficaz da Igreja apostólica exprimir e transmitir a sua fé em fórmulas breves e normativas para todos. Nos seus Doze artigos, o Creio sintetiza tudo aquilo que o católico crê. Este é como que "o mais antigo Catecismo romano". É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma.
Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão, doutor da Igreja, que batizou santo Agostinho, mostra de onde vem a autoridade do Símbolo dos Apóstolos, e a sua importância: "Ele é o Símbolo guardado pela Igreja Romana, aquela onde Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua Sé e para onde ele trouxe a comum expressão da fé"( Expl. Symb.,7; PL 17, 1158D; CIC §194)"Este Símbolo é o sêlo espiritual, a mediação do nosso coração e o guardião sempre presente; ele é seguramente o tesouro da nossa alma". (Expl. Symb. 1: PL, 1155C;CIC§197) .
Os seus doze artigos, segundo uma tradição atestada por Santo Ambrósio, simbolizam com o número dos Apóstolos o conjunto da fé apostólica.(cf. CIC §191)
A palavra grega "symbolon" significa a metade de um objeto quebrado (como por exemplo, um sinete que traz em baixo ou alto relevo um brasão), e que era apresentada como um sinal de identificação e reconhecimento. As partes quebradas eram então juntadas para formar um todo e identificar assim o seu portador. Portanto, o Símbolo da fé, o Creio, é a identificação do católico. Assim, ele é professado solenemente no Dia do Senhor, no Batismo e em outras oportunidades.
Por causa das heresias trinitárias e cristológicas que agitaram a Igreja nos séculos II a IV, ela foi obrigada a realizar uma série de Concílios ecumênicos (universais), para dissipar os erros dos hereges. Os mais importantes para definir os dogmas básicos da fé cristã, foram os Concílios de Nicéia (325) e Constantinopla I (381). O primeiro condenou o arianismo de Ário, que ensinava que Jesus não era Deus, mas apenas a maior de todas as criaturas; o segundo condenou o macedonismo, de Macedônio, patriarca de Constantinopla, que ensinava que o Espírito Santo não era Deus. Desses dois importantes Concílios, originou-se o Creio chamado Niceno-constantinopolitano, que traz os mesmos doze artigos da fé do Símbolo dos Apóstolos, porém de maneira mais explícita e detalhada, especialmente no que se refere às Pessoas divinas de Jesus e do Espírito Santo.
Além desses dois símbolos da fé, mais importantes, outros Credos foram elaborados ao longo dos séculos, sempre em resposta a determinadas dificuldades ou dúvidas vividas nas Igrejas apostólicas antigas. Por exemplo, temos notícia do Símbolo "Quicumque", dito de Santo Atanásio (295-373), bispo de Alexandria; as profissões de fé dos Concílios de Toledo (DS 525-541), Latrão (DS 800-802), Lião (DS 851-861), Trento( DS 1862-1870), e também de certos Papas, como a "Fides Damasi"(DS 71-72), do Papa Dâmaso.
O Catecismo da Igreja nos assegura que:
"Nenhum dos símbolos das diferentes etapas da vida da Igreja pode ser considerado como ultrapassado e inútil. Eles nos ajudam a tocar e a aprofundar hoje a fé de sempre através dos diversos resumos que dela têm sido feitos."(CIC§193)
Falando do Credo, São Cirilo de Jerusalém (315-386), assim se expressa nas Cathecheses illuminandorum(5,12; PG 33, 521-524; CIC §186):
"Este símbolo da fé não foi elaborado segundo opiniões humanas, mas da Escritura inteira recolheu-se o que há de mais importante, para dar, na sua totalidade, a única doutrina da fé. E assim como a semente de mostarda contém em um pequeníssimo grão um grande número de ramos, da mesma forma este resumo da fé encerra em algumas palavras todo o conhecimento da verdadeira piedade contida no Antigo e no Novo Testamento".
Também o Papa Paulo VI, em 1968, achou oportuno fazer a soleníssima Profissão de Fé, no encerramento do Ano da Fé, que aqui publicamos conforme foi publicado no L'Osservatore Romano, 1-2 de julho de 1968.
De fato este Credo do Povo de Deus é um marco da maior importância. Quem o aceita plenamente e o vive de todo o coração, é de fato católico; caso contrário, não será, ainda que afirme ser católico. Na verdade, o Papa Paulo VI quis colocá-lo como um farol e uma âncora para a Igreja caminhar nos tempos difíceis de vivemos, por entre tantas falsas doutrinas e falsos profetas, que se misturam sorrateiramente como o joio no meio do trigo, mesmo dentro da Igreja.
Ao apresentar a sua Profissão de Fé, o Papa Paulo VI disse que a sua intenção era a de cumprir a missão petrina, dada por Jesus, de "confirmar os irmãos na fé" (Lc 22,32), que "sem ser uma definição dogmática propriamente dita, repete substancialmente (...), o Credo da imortal Tradição da Santa Igreja".
O Papa justificou a apresentação da Profissão de Fé, em vista da "inquietação que agita certos meios modernos, em relação à fé", diante deste mundo que põe em "discussão tantas certezas". O Papa não deixa de dizer que preocupa-o "que até católicos se deixam dominar por uma espécie de sede de mudança e de novidade". São Paulo, há cerca de 1950 anos atrás, já tinha falado a Timóteo desta "sede de novidades", que acaba levando muitos católicos para o caminho do erro: "O Espírito diz expressamente que nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores (...).'' (1Tm 4,7).
"Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pela curiosidade de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se tirarão às fábulas." (2Tm 4,7)
Paulo VI fala também daqueles que atentam "contra os ensinamentos da doutrina cristã", causando "perturbação e perplexidade em muitas almas fiéis, como se pode verificar nos dias de hoje". Assim, fica claro que o Papa quis com a sua Profissão de Fé corrigir erros de doutrina surgidos após o Concílio Vaticano II, às vezes por interpretação errada de suas intenções. Preocupa o Papa as "hipóteses arbitrárias" e subjetivas que são usadas por alguns, mesmo teólogos, para uma interpretação da Revelação divina (hermenêutica), em discordância da autêntica interpretação dada pelo Magistério da Igreja.
Na apresentação do Credo, o Papa conclui dizendo:
"Queremos que a nossa Profissão de Fé seja bastante completa e explícita para responder, de maneira adequada, à necessidade de luz que tantas almas fiéis sentem, e que experimentam também todos os que, no mundo, seja qual for a família espiritual a que pertençam, estão em situação de procura da Verdade".
Sabemos que é a Verdade que nos leva à salvação. São Paulo, como já citamos acima, fala da "sã doutrina da salvação" (2 Tm 4,7), e afirma que "a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade" (1Tm 3,15). Na mesma Carta a Timóteo, Paulo alerta o seu fiel discípulo, bispo de Éfeso, que "Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4).
Note que para o Apóstolo, a "salvação" e o "conhecimento da verdade" são coisas conexas. Quando ele fala aos tessalonicenses sobre a grande provação que a Igreja deve passar antes da volta de Jesus, as terríveis seduções do homem da iniquidade, com as armas de satanás, ele diz que os que se perderem terão como causa não terem se apegado à verdade que salva.
"Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar". (2Ts 2, 10)
"Desse modo serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal". (2Ts 2,12)
Enfim, o Apóstolo exorta os tessalonicenses: "ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa". (2Ts 2,15)
Claramente notamos que a preocupação do Apóstolo é manter os fiéis firmes na verdade ensinada pela Igreja, seja de maneira oral (Tradição), seja por escrito.
Jesus é a Verdade (Jo 14,6) e disse que a Verdade nos libertará (Jo 8, 32). O Credo do Povo de Deus é mais uma das inúmeras maneiras que a Igreja usa para manter o Rebanho do Senhor no caminho da verdade que liberta e salva.
Quando o Papa João Paulo II apresentou o Catecismo da Igreja Católica, através da Constituição Apostólica "Fidei Depósitum", fez questão de dizer, logo no início:
"Guardar o depósito da fé é a missão que Cristo confiou à sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos".
De fato, em todos os tempos - já vinte séculos - a Igreja cumpre bem este mandato do Senhor, assistida pelo Espírito Santo, não permitindo que se corrompa o "depósito da fé". Vinte e um concílios ecumênicos foram realizados nestes dois mil anos, a maioria deles a fim de debelar as heresias que ameaçavam o sagrado depósito da verdade que o Senhor confiou `a sua Igreja. E, como essas ameaças à fé são contínuas, a Igreja não cessa de chamar os seus filhos a viverem de acordo com a autêntica verdade que Paulo VI ensina na sua solene Profissão de Fé.
Com alegria entregamos aos nossos leitores esse Credo, tão profundo e detalhado, para que fique claro aos nossos olhos a verdade da nossa fé.
Que, vivendo a "obediência da fé" (Rm 1,5), fiéis e submissos à Santa Igreja e ao Sagrado Magistério, possamos chegar todos à salvação; pois, como diz o Apóstolo, "sem fé é impossível agradar a Deus"(Hb 11,6), já que o "justo vive pela fé" (Rm 1,17).
Prof. Felipe Aquino

quinta-feira, 15 de março de 2012

ENCONTRO INTER-REGIONAL SUL DIACONOS

14.02.2010 - Comissão Regional dos Diáconos promove Encontro Inter-Regional do Sul do Brasil

A Comissão Regional dos Diáconos do Regional Sul II, III e IV (CDR Sul II) promoveu o III Encontro Interregional dos Diáconos Permanentes nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, em Curitiba. O evento, que engloba os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, buscou fomentar a troca de experiências e o aprimoramento da formação dos diáconos, mirando, principalmente, o encontro nacional agendado para 2011, em Itaici, São Paulo.

O encontro teve como tema central "O diácono na Igreja de hoje" e contou com a assessoria de Dom João Carlos Seneme, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba e referencial do Diaconato Permanente do Sul II da CNBB e do Padre João Batista Chemim, assessor eclesiástico dos diáconos da arquidiocese de Curitiba.

O Padre Chemim desenvolveu, com base em seu trabalho diário com seminaristas, alunos da escola diaconal e em seus atendimentos como psicólogo, os temas: “Ordem, humildade, razão, unidade”. Também fez reflexões e deu sugestões para os diáconos melhorarem seu dia-a-dia em família e nas comunidades. Estiveram presentes o Diácono Carlos Strohmayer, presidente do CDD e o Diácono Clarito Barbosa, tesoureiro do CDD União da Vitória. 

Este evento acontece de quatro em quatro anos, o primeiro foi realizado em Santa Catarina, o segundo no Rio Grande do Sul e agora o terceiro, realizado no estado do Paraná. O encontro teve uma importância fundamental para a Igreja como um todo, e para a caminhada diaconal dos Regionais Sul II (PR), Sul III (RS) e Sul IV (SC). Participaram da terceira edição do Encontro aproximadamente 120 diáconos e esposas dos três regionais.


GABAON : O DIA EM QUE O SOL PAROU

Hoje inicio no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio em Curitiba Pr

RENASEM VIDEO 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

RCC: 45 ANOS DE HISTÓRIA


Três dias significativos para a RCC! Estamos comemorando 45 anos de existência!

Os dias 17, 18 e 19 de fevereiro são muito significativos para a Renovação Carismática Católica, pois marcam o surgimento do Movimento. Para comemorar essa data, o Portal RCCBRASIL contará um pouco dessa história nos próximos dias. Acompanhe! Vivamos esses três dias em clima de louvor pela RCC que, por meio da ação poderosa do Santo Espírito, tem levado tantas e tantas pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo!

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1967: Há exatamente 45 anos, no dia 17 de fevereiro, começava o retiro de Duquesne. Um evento muito importante porque marca o início da Renovação Carismática Católica do mundo. Mais de 30 pessoas recolheram-se para orar e estudar a Bíblia no Centro de Retiros da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eram professores e jovens alunos dessa mesma universidade cujo lema de seu brasão é: Spiritus Est Qui Vivificat (É o Espírito que dá a vida).

E o sábado reservaria grandes surpresas.....

Assista ao vídeo do presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, sobre essa data:



sábado, 11 de fevereiro de 2012

CONGRESSO NACIONAL RCC BRASIL

CONGRESSO NACIONAL E ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC BRASIL


ACONTECERÁ EM FOZ DO IGUAÇU PARANA DE 10 A 15 DE JULHO 2012.


ORGANIZE SUA CARAVANA PARA JUNTOS LOUVARMOS  E BENDIZERMOS A DEUS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DIACONOS A SEREM ORDENADOS EM PONTA GROSSA EM 2012

ESCOLA DIACONAL
Alunos do Ano - 2008 -2012

 ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO
Candidatos ao Diaconato Permanente - Diocese de Ponta Grossa “2008 – 2012”
 
01  ADENILSON BATISTA
Nascimento: 28/11/1968 – Paróquia Santa Teresinha. 
Endereço: Av. Aldo Vergani, 29 – Jardim Europa –
Ponta Grossa – PR – 84036-150 - Fone: (42) 3027-7368 e 9918–7368
 
02   AGOSTINHO VANDERLEI BASSO
Nascimento: 11/04/19 73 – Paróquia Nossa Senhora da Luz
Endereço: Rua: Esperança, 18 – Iratí – PR – 84500–000
E-mail: bassoav@gmail.com.br / Fone: (42) 3422–2152 e 9925–1646
 
03   ALCEDIR MONTEIRO GODOY   
Nascimento: 18/08/1966 – Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro
Endereço: Rua: Estorninho, 421 – Ponta Grossa – PR – 84046–370
E-mail:   alcedirgodoy@yahoo.com.br / Fone: (42) 3229–5591 e 9115–2572
 
04   ALFREDO DE PAULA NEVES
Nascimento: 27/12/19 45 – Paróquia Senhor Menino Jesus
Endereço: Rua: Marechal Floriano Peixoto, 641 – Reserva – PR – 84320–000
(42) 3276–1556 e 9941–7007
 
05   ALUISIO MACEDO ROSA
Nascimento: 21/01/1967 – Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Rua: João Cecy Filho, 655 – Ponta Grossa – PR – 84020–020
E-mail:   aluisio_macedo@hotmail.com   / Fone: (42) 32230–3166 e 9975–3246
 
06  ANTONIO FRANCISCO COSTA INÁCIO
Nascimento: 01/01/1958 – Paróquia São Pedro e São Paulo          
Endereço: Travessa Aroeira, área 1 nº 82 – Telêmaco Borba – PR – 84268–160       
Fone: (42) 3272–4791 e 9124–3056
 
07   ANTONIO GERALDO KLUCZKOWSKI
Nascimento: 26/06/1958 – Paróquia Sant’ Ana
Endereço: Bairro Aparição, PR – 340 – Km 12 – Castro – PR – 84165–970
Fone: (42) 8803–7576
 
08   ANTONIO ISRAEL
Nascimento: 20/09/1959 – Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro          
Endereço: Rua Patativa, 220 – Santa Maria – Ponta Grossa – PR – 84043–150        
Fone: (42) 8804–9865
 
09    ANTONIO KARULIUS    
Nascimento: 10/08/1940 – Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
Endereço: Rua Aldo Delfim da Rocha, 270 – Tibagi – PR – 84300–000     
Fone: (42) 8809-3490
 
10    AUGUSTO ROTA
Nascimento: 06/03/1966 – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Rua Fagundes Varela, 1909 – Ponta Grossa – PR – 84020–010
E-mail:   augusto.rotta@bol.com.br (42) 3027-1921 e 9972–0332
 
11   CARLINHOS MOREIRA DE JESUS
Nascimento: 19/06/1966 – Paróquia São Sebastião – Fernandes Pinheiro – PR – 84535–000
Fone: (42) 9937–4901
 
12   CARLOS FABIANO GOULART    
Nascimento: 14/11/19 70 – Paróquia São José 
Endereço: Rua Balduíno Taques, 125 – Ap 03 – Ponta Grossa – PR – 84040–000
E-mail: carlosfgoulart@pop.com.br / Fone: (42) 3028–6288 e 9961–6288
 
13   CELSO MOURA JORGE 
Nascimento: 26/12/1951 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: Rua Araçá, 381 – Santa Paula – Ponta Grossa – PR – 84061–240
E-mail: cmjorge@cohapar.gov.br / Fone: (42) 3228–8020 e 9918-0573
 
14  DARI TEIXEIRA DA SILVA         
Nascimento: 21/12/1973 – Paróquia São José   - Sítio São Pedro
Charqueada de Baixo – Imbaú – PR – 84250–000 – Fone: (42) 8804-5182
 
15     EDISON APARECIDO DA CRUZ 
Nascimento: 25/03/19 73 – Paróquia São Pedro e São Paulo
Endereço: Rua Francisco Espinosa, 388, Jd. Bandeirante.
 Telêmaco Borba – PR – 84269–120 / Fone: (42) 3273–2975 e 8804–9612
 
16     EDUARDO APARECIDO DE OLIVEIRA   
Nascimento: 12/10/1969 – Paróquia São Roque             
Endereço: R Henrique Lemes, 131 – Pinheiro – Ventania – PR – 84345–000
E-mail: eduoliveira1210@hotmail.com / Fone: (42) 3274–1183 e 8816-2331
 
17     ERNESTO CÉSAR SOLEK             
Nascimento: 06/02/1968 – Paróquia Imaculada Conceição
Endereço: Rua Ouro Preto, 941 – Jardim Novo Horizonte – Carambeí – PR – 84145–000
E-mail: familiasolek@uol.com.br / Fone: (42) 3231–1891 e 9971–6990
 
18     EURICI DA SILVA PEREIRA
Nascimento: 09/02/1960 – Paróquia Senhor Menino Deus
Endereço: Rua Diamira Fanchin, 215 – Vila Itiberê – Piraí do Sul – PR – 84240–000
Fone: (42) 9941–6540
 
19   EVALDO GOMES JÚNIOR
Nascimento: 22/09/1958 – Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
Endereço: Rua Tenente Coronel Florentino, 627 – Tibagi – PR – 84300–000
E-mail:   agrogomes@brturbo.com.br  / Fone: (42) 3275–1370 e 9119-9940
 
20    GILSON CAMILO DA SILVA
Nascimento: 20/09/1964 – Paróquia São Jorge
Endereço: Rua José Veríssimo, 1238 – Ponta Grossa – PR – 84070–110
E-mail: voluntariogilson@yahoo.com.br / Fone: (42) 3227–5074 e 9981–4588
 
21    GILSON LUIZ DALZOTTO MENDES
Nascimento: 30/10/1964 – Paróquia Cristo Rei - Cachoeirinha – Ivaí – PR – 84460–000
Fone: (42) 9107–1444 e 9122–6469
 
22    IVO IRINEU NICOLAIO
Nascimento: 28/01/1964 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Endereço: Rua Benjamin Constant, 487 – Ap 2 – Centro – Ponta Grossa – PR 84010–380
E-mail:  ivonicolaio@hotmail.com / Fone: (42) 3223–0391 e 3219–8107
 
23    JOÃO KOS          
Nascimento: 06/06/1947 – Paróquia Cristo Rei               
Endereço: Rua Rui Barbosa, 399 – Ivaí – PR – 84460–000
Fone: (42) 3247–1282
 
24    JOSÉ JOANIR ALVES DE OLIVEIRA        
Nascimento: 05/04/1972 – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
Endereço: Rua Visconde de Inhomirim, 33 – Ponta Grossa – PR – 84020–310
E-mail: josejoanir@ig.com.br / Fone: (42) 3226–3196 e 8831–6572
 
 
25   JOSÉ ROSVALDO SILVA              
Nascimento: 31/07/1954 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima    
Endereço: Rua Guatemala, 98 – Alto das Oliveiras - Telêmaco Borba - PR – 84266–300
E-mail: joserosvaldo@hotmail.com / Fone: (42) 3273–1943 e 9124–5243
 
26   JUAREZ LETTA DO ESPÍRITO SANTO    
Nascimento: 02/09/1958 – Paróquia São José  
Endereço: Rua Olegário Maciel, 518 – Ponta Grossa – PR – 84070–090
Fone: (42) 3227–8277 e 9936–3188
 
27   JÚLIO VENUKA               
Nascimento: 13/06/1975 – Paróquia Senhor Menino Jesus
Endereço: Rua Rodolfo Fernandes Garabelli, s/nº – Reserva – PR – 84320–000
Fone: (42) 9961–5123
 
28   LUCIANO FERREIRA SILVA      
Nascimento: 17/06/1973 – Paróquia São José  
Endereço: Rua Cons. João Alfredo, 07, Ap 34, São José – Ponta Grossa – PR – 84015–040
E-mail: tuttoferreira@hotmail.com / Fone: (42) 3028–0156 e 9941–0156
 
29   LUIZ AFONSO FREYTANG
Nascimento: 27/11/1958 – Paróquia Imaculada Conceição           
Endereço: Rua das Safiras, 51 – Centro – Carambeí-PR – 84145–000       
E-mail: luiz-freytag@hotmail.com / Fone: (42) 3231–4008 e 8401–2644
 
30  LUIZ CARLOS GOEBEL (LUIZINHO)       
Nascimento: 26/01/1962 – Paróquia Santo Antonio
Endereço: Mato Branco de Baixo – Imbituva – PR – 84430–000
E-mail: luisinhogoebel1@hotmail.com / Fone: (42) 3412-1200 e 9974–2075
 
 
 31  NATALINO MENEGASSI              
Nascimento: 15/11/1957 – Paróquia São Pedro e São Paulo          
Endereço: Rua Gralha Azul, 127 – Vila Cristina – Telêmaco Borba–PR – 84272–190
E-mail: natalmenegassi@uol.com.br / Fone: (42) 3273–2612 e 9103–7759
 
32    PAULO CÉSAR OLIVEIRA
Nascimento: 17/12/1969 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima    
Endereço: Av.  Nossa Senhora da Luz, 1012 – Telêmaco Borba–PR – 84261–420
E-mail:  pol_oliver@hotmail.com / Fone: (42) 3272–9985 e 9108–1929
 
33    PAULO DE TARSO DELGADO     
Nascimento: 06/10/1961 – Paróquia São Cristóvão        
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 680 – Oficinas – Ponta Grossa – PR – 84035–640
E-mail: pdelgado@interponta.com.br / Fone: (42) 3243–1439 e 8401–6868
 
34    PAULO HENRIQUE CAPILLÉ FERNANDES           
Nascimento: 22/07/1966 – Paróquia Senhor Menino Deus            
Endereço: Rua Alfredo Moreira, 240 – Piraí do Sul – PR – 84240–000       
E-mail: pcapille@hotmail.com / Fone: (42) 3237–1806 e 8416-9026
 
35    PEDRO AVELINO LANG               
Nascimento: 07/07/1959 – Paróquia São Pedro Apóstolo              
Endereço: Av. Continental, 555 – Distrito Industrial – Ponta Grossa – PR – 84043–735
E-mail: pedrolang@ibest.com.br / Fone: (42) 3219–7700 e 9982–3510
 
36   PEDRO DE ALMEIDA VASCOVE               
Nascimento: 21/01/1963 – Paróquia São Roque  - Sitio São Pedro – Ventania – PR – 84345–000
Fone: (42) 9944-7563
 
 37  POMPILIO FERREIRA FILHO
Nascimento: 29/01/1961 – Paróquia São Pedro e São Paulo          
Endereço: Rua Garcia Rodrigues Paes, 343-Jd Bandeirantes-Telêmaco Borba–PR–84260–110
E-mail: pffilho@klabin.com.br / Fone: (42) 3273–4687 e 9106–8278
 
38    REGINALDO MEIRELES RODRIGUES    
Nascimento: 03/02/1960 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima    
Endereço: Av. Paraná, 773- Centro – Telêmaco Borba-PR – 84261–060
E-mail: regimeireles@hotmail.com / Fone: (42) 3273–1513 e 9973–0303
 
39     RENATO MALACH MAROCHI    
Nascimento: 18/02/1953 – Paróquia São Miguel
Endereço: R. Rui Barbosa, 77 – Centro – Irati – PR – 84500-000               
E-mail: rmarochi@terra.com.br        / Fone: (42) 3423–2941
 
40     VALDINEI ANTONIO MIRANDA               
Nascimento: 05/06/1971 – Paróquia Senhor Bom Jesus
Endereço: Av. Carlos Cavalcanti, 1863 – Ponta Grossa – PR – 84025–000
E-mail: livrariamiranda@hotmail.com / Fone: (42) 3226–4885 e 3266-4885
 
41     WILLY ANTONIO GUIMARÃES 
Nascimento: 04/11/1958 – Paróquia Senhor Menino Jesus
Serra da Laranjeira – Reserva – PR – 84320–000
Fone: (42) 3276-1283 - Paróquia/ Contato.          
               
·         Escola na 4ª. Fase – Julho de 2009.
Atualizado em 02 de Julho de 2009.   
 
 
DIRETOR DA ESCOLA DIACONAL
·         Pe. MARIO DWULATKA
Nasc.: 03/03/ 1967 – Ordenação:  27/08/1994)
Paróquia Nossa Senhora Medianeira
Rua: Jorge Alves Pereira, s/nº – Jardim Esplanada – Ponta Grossa – PR – 84072–150 –
Fone: (42) 3236–3127/ 3028-0616 /  E–mail: dwulatka@yahoo.com.br
 
·         Pe. CARLO BATTISTONI  - Centro Bíblico Regnum Dei.
Nasc.: 10/05/1957 – Ordenação: 06/06/ 1982)
Centro Bíblico Regnum Dei, 375 – Jardim América – Ponta Grossa – PR – 84050–040
Fone: (42) 3224–5270 / E–mail: centrobiblico@ffcim.org
 
Presidente da Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD)
Diácono Natalino Mascarello.
Nasc.: 25/12/1947 – Ordenação Diaconal: 03/09/2000
Esposa: Ana Rita Gartnei Mascarello
Rua: Profº Vitor do Amaral, 203 – Centro – Irati-Pr.
(42) 34221752
 
Dados: 2011.

DIACONOS PERMANENTES DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR

Diácono Permanentes

DIÁCONO  JANGO ALBERTO CARNEIRO
Viúvo
Rua Astolfo Macedo de Souza, s/n
Fone: (042)3562-1248
84.630-000 PAULA FREITAS – PR
DIÁCONO  ULYSSES A. SEBBEN
Esposa: Iolanda Sebben
Rua Barão do Cerro Azul, 142
Fone: (042)3523-3928
E-mail: ausebben@uol.com.br
84.600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR
DIÁCONO LUIZ FRANCISCO HUK
Esposa: Eva Cristina Huk
Rua Casimiro Witikowski, 137
Fone: (042)3532-7657 ou 8804-7995
E-mail: luizfranck@bol.com.br
83900-000 SÃO MATEUS DO SUL -PR
DIÁCONO WALFRIDO JOSÉ POLSIN
Esposa: Cristina Polsin
Cx. Postal 1635
Fone: 8803-1402
84630-000 PAULA FREITAS – PR
DIÁCONO LUIZ IMIANOVSKI
Esposa: Azilda Alves Imianovski
A/C Paróquia São Mateus
Caixa Postal 06
Fone: (047) 9996-5539
83.900-000 SÃO MATEUS DO SUL – PR
DIÁCONO FR. ALBERTO MANOEL DE CASTRO
ACARDI – Rod. André Balardini, s/n
Colônia Correntes – Distr. São Domingos
Cx. Postal 1042
84600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR
DIÁCONO JUARES CELSO KRUM
Esposa: Maria Lúcia Krum
Rua Sebastião Moletto, 11
Cj. Residencial Mercúrio – Bairro Cajuru
Fone: (42)9116-3333  ou (41)3261-3461
E-mail: jckrum@yahoo.com.br
82970-230 CURITIBA – PR
DIÁCONO OSMAR JOSÉ MATUCHESKI
Esposa: Almerinda de Fátima Matucheski
Rua Getúlio Diogo da Silva, 104
Fone: (042)3523-9050  ou  8824-8471
Bairro São Pedro
89400-000 PORTO UNIÃO – SC
DIÁCONO GILMAR ANTONIO PINHO
Esposa: Tereza de Castro Pinho
Fone: PS (042) 3523-1668
Colônia Trabuco
84610-000 PORTO VITÓRIA – PR
DIÁCONO JOSÉ LAURINDO
Esposa: Nilcéia Cabral Laurindo
Rua Abdalla Miguel Sarraf, 684
Fone: (042)3457-1413 Trab. ou 3457-1419
84550-000 REBOUÇAS – PR
DIÁCONO CLARITO DE NIVARDO BARBOSA
Esposa:  Iolanda Barbosa
Rua ‘A’,  nº 72
Jardim Roseira
Fone: 3523 -1571  ou 8823 – 0930
84600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR
DIÁCONO CARLOS  ROBERTO STROHMAYER
Esposa:  Claudete Roiek Strohmayer
Rua N. Sra. do Rocio, 479
Fone:  3522-7965 / 8418-9331
E-mail: diaccarlosstrohmayer@hotmail.com
84600-000 UNIÃO DA VITÓRIA – PR

DIACONOS PERMANENTES DE UNIÃO DA VITÓRIA


Oração do diácono:

Deus e Pai nosso, fortalecei com a graça do Espírito Santo os diáconos da vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunhão eclesial o seu ministério de diáconos. Seguindo os passos de vosso Filho Jesus Cristo que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”. Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados, que sejam autênticas “Igrejas domésticas”, seguindo o exemplo da família de Nazaré. Que delas surjam vocações sacerdotais e religiosas. Virgem Maria Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos - rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço Diácono e Mártir - rogai pelos diáconos servos do Povo de Deus! - Amém!